Programa RS TER é apresentado em Montenegro

por adm publicado 21/12/2021 16h20, última modificação 21/12/2021 16h20

A Câmara de Vereadores de Montenegro recebeu, na noite desta segunda-feira, 20, o seminário de apresentação do programa do Governo Estadual “RS TER Trabalho, Emprego e Renda”. “O desenvolvimento econômico depende de alguns fatores como estabilidades jurídicas, sociais e monetárias. E é isso que queremos levar para os micro e pequenos empreendedores”, destacou o secretário estadual de Trabalho, Emprego e Renda Ronaldo Nogueira.

O evento teve como objetivo expor o projeto e seus parceiros para micro e pequenos empreendedores do município. Também foram divulgadas as potencialidades de investimentos no Vale do Caí. “Eu sempre falo sobre este programa aqui em Montenegro por que este é um programa que atende os micro e pequenos empresários. Temos ações feitas pela administração municipal, mas queríamos algo para os empreendedores. Então este projeto vai nos ajudar e muito no desenvolvimento da nossa cidade”, ressaltou o presidente do Legislativo Juarez Vieira da Silva (PTB)

O fofo do programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER é a sustentabilidade dos negócios que tem como público-alvo produtores da agricultura familiar, empreendedores informais, microempreendedores individuais; com faturamento anual de até R$ 81 mil/ano, microempreendedores; com faturamento anual de até R$ 360 mil/ano e empreendedores de pequeno porte com receita anual de até R$ 4,8 milhões/ano. De acordo com o diretor de Inovação e Projetos da secretaria estadual de Trabalho, Emprego e Renda, Jorge Imperatore, “um dos objetivos da pasta é levar a inovação e estar presente em todos os municípios do Estado nas politicas de geração de trabalho, emprego e renda. Durante o próximo ano os empreendedores montenegrinos estarão junto conosco montando projetos voltados ao trabalho e a geração de emprego e renda não só aqui nesta região do Corede mas em todo o Estado”, destacou.

Essa política público-privada, coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), atua na geração de trabalho, emprego e renda, por meio do fomento ao empreendedorismo. Além disso, o programa busca contribuir com a redução dos fatos influenciadores da mortalidade dos negócios, apoiar a implementação de novos negócios de forma assistida e auxiliar na sustentabilidade social, econômica e financeira desses empreendimentos que contribuirão com o desenvolvimento regional. “Tivemos a sorte de encontrar setores da economia que seguraram durante a pandemia o emprego e a renda de muitas pessoas. Para nós, o grande desafio, mais do que nunca é a união com único foco no mercado de trabalho”, frisou o diretor de Indústria e Comercio de Montenegro, André Fernandes.

Dentro do programa o micro e pequeno empreendedor tem acesso à capacitação, qualificação, assessoramento, incubação e formação de mão de obra para vagas preexistentes, em parceria com instituições públicas e privadas, para quem já possui ou pretende implementar um negócio. Também, em parceria com as prefeituras municipais do Rio Grande do Sul e o setor produtivo, acessa novas dinâmicas, arranjos e oportunidades que ampliam a comercialização dos produtos e serviços ofertados pelos micro e pequenos empresários.