Projeto denominando Sálvio Rosa uma Rua do Bairro Aeroclube volta à pauta, nesta quinta

por adm publicado 16/10/2019 10h44, última modificação 16/10/2019 10h44
Semana passada, iria ser votado na Sessão o projeto de lei 026/19, do vereador Joel Kerber (Progressistas), que denomina Sálvio Rosa um logradouro público. Como de praxe, foi feita a divulgação do roteiro da Câmara.

Vereadores analisaram matéria na CGP

Porém, antes do início dos trabalhos, o próprio autor solicitou que a matéria fosse retirada da pauta. Mas ela está sendo incluída na Sessão de quinta, 17 de outubro.

Sálvio Rosa, advogado e político de Montenegro, receberá uma homenagem póstuma pela Câmara, com este projeto dispondo que a “Rua Dois”, do Loteamento São José (Bairro Aeroclube) se torne, oficialmente, um logradouro com a denominação do montenegrino.

Sálvio Antônio Rosa nasceu em 30 de outubro de 1940, filho do advogado e historiador Antônio Carlos Fernandes Rosa (Dr. Niquinho) e de Maria Dalila Rosa, tendo sido criado com outros sete irmãos: Fábio, Juliana, Cyro, Júlio, Carlos Alexandre, Valéria e Antônio Carlos. Teve reconhecida e exitosa trajetória pública na cidade. Já aos 18 anos de idade, junto de seus sócios André e Antônio Carlos Mottin, fundou a concessionária de automóveis Comauto, até hoje localizada na entrada da cidade. Passados 10 anos, foi convidado a exercer o cargo de gerente-geral da recém-fundada agência da Caixa Econômica Estadual de Montenegro, onde permaneceu até sua aposentadoria, nos anos 90.

Ao longo desse período, exerceu inúmeros cargos públicos, sendo o de maior destaque o de vice-prefeito do Município, para o qual foi eleito no ano de 1982, integrando a chapa encabeçada por Emy Carlos Heller. Muito ligado à vida política, engajou-se, a partir de 1993 na estruturação do antigo PMDB na cidade, sendo nomeado seu Presidente, e assumido posição de destaque na eleição de Antônio Britto para o Governo do RS.

Também nessa época, foi Presidente da Associação Comercial e Industrial de Montenegro, tendo sido, no ano de 1991, candidato a Deputado Estadual. Após sua aposentadoria, em 1997, voltou à iniciativa privada, quando, junto de seu sócio, Paulo Roberto Vianna, fundou a Loteadora Montenegrina. Foi durante esse período que se criaram diversos loteamentos nos arredores da Estação Experimental, onde hoje residem centenas de famílias que lá adquiriram seus terrenos, estruturados pela então Loteadora Montenegrina, “e é justamente a uma dessas ruas que se pretende atribuir o nome de Sálvio Antônio Rosa”, sublinha o vereador Joel Fabiano Kerber.

“Quem com ele conviveu, certamente ficou marcado por sua presença de espírito e pelo amor que demonstrava por quem estava à sua volta”, acrescenta. “Apaixonado pela vida, como ele sempre dizia, viveu uma vida plena até o ano de 2017, quando, acometido de um trágico derrame, veio a falecer, em 24 de junho”.

Recolocação dos índios

Também na pauta o Requerimento 231/19, proposto pelo vereador Juarez da Silva (PTB) - reunião para tratar de questões que envolvem a recolocação dos índios no Bairro Centenário. O petebista está propondo que sejam convidados representantes do Executivo, Governo do Estado e FUNAI. Durante a discussão do projeto na CGP, Juarez enfatizou a importância de seu pedido, alertando que é preciso logo tomar uma atitude, a situação é preocupante, pois os índios foram colocados em uma área totalmente urbana. “Está ocorrendo um choque de cultura no local”, citou o vereador. Outra preocupação é quanto às condições sanitárias, já que o espaço não dispõe de local adequado para se satisfazer necessidades fisiológicas.

Aprovado o Requerimento em plenário, o Legislativo irá marcar uma reunião já nos próximos dias, havendo o convite para as partes direta e indiretamente envolvidas.