Projeto prevê oferta gratuita de implante contraceptivo para mulheres em situação de vulnerabilidade

por adm publicado 05/08/2022 11h04, última modificação 05/08/2022 11h04

A Câmara de Vereadores aprovou, na noite desta quinta-feira, o projeto que prevê a compra, por parte do Executivo Municipal, e a oferta gratuita do implante contraceptivo para mulheres em situação de vulnerabilidade. Além dos já oferecidos pela secretaria municipal da Saúde, como anticoncepcionais, preservativos e DIU’s, os implantes também vão estar à disposição das mulheres atendidas na rede pública de saúde.

Os chamados implantes contraceptivos reversíveis de longa duração de etonogestrel são colocados sob a pele. Vão ter acesso ao implante mulheres em situação de vulnerabilidade ou que não podem usar outro método contraceptivo. Neste caso, com laudo médico. O uso do implante não será obrigatório, mas de livre escolha da mulher em atendimento, que deverá ser orientada por profissional de saúde a respeito dos riscos do uso do método.

O projeto vinha sendo discutido desde o ano passado na Casa Legislativa e é uma das bandeiras do vereador Ari Muller (PP), que destinou parte da emenda impositiva para a aquisição do implante contraceptivo. “É um projeto que vai fazer a diferença na vida das mulheres. Fui abordado por uma senhora na rua e ela me disse que precisava. Já tinha dois filhos. Muitas mulheres têm filhos e acabam por não ter como sustentar. Esse chip pode ser usado por três anos. É implantado ali na Assistência e pode resolver o problema de muitas gravidez indesejada”, destacou o parlamentar.