Prova de Laço, na vaca mecânica pode ser reconhecida como atividade cultural e desportiva, em Montenegro

por adm publicado 16/08/2022 11h27, última modificação 16/08/2022 11h27
A prova de laço como atividade cultural já é considarada parte do patrimônio cultural imaterial do estado do Rio Grande do Sul

A prova de laço na vaca mecânica pode se tornar atividade cultural e desportiva, em Montenegro. Vai ser votado na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira, 18, o projeto de lei 035/2021. De autoria do parlamentar Paulo Azeredo (PDT), o texto da lei destaca que as realizações de torneios ou rodeios de vaca mecânica no âmbito municipal, caberá às entidades promotoras destes eventos, que obedecerão a legislação vigente no que diz respeito à sanidade e bem estar dos animais envolvidos.

A prova de laço como atividade cultural está prevista na Lei Federal nº: 13.873/2019 que altera a Lei nº 13.364/2016. Incluindo o laço a condição de Patrimônio Cultural Brasileiro e na Lei Estadual do RS nº 15.244/2018, que “declara como bem integrante do patrimônio cultural imaterial do estado do Rio Grande do Sul e considera como atividade desportiva a Prova de Laço e dá outras providências".

Na prova de laço em vaca mecânica, o peão percorre, com sua montaria, uma distância previamente estabelecida onde tenta laçar a vaca mecânica, constituída de uma armação de ferro revestida de couro, cujo movimento simula a corrida de um animal bovino. Se aprovado, o projeto de lei vai para sanção do prefeito Gustavo Zanatta.