Reforma da Incubadora Empresarial deve sair do papel

por adm publicado 08/09/2021 14h30, última modificação 08/09/2021 14h30
Acordo com Grupo IMEC prevê contrapartida da empresa lajeadense que vai reformar o prédio

O uso do prédio da incubadora empresarial foi o tema de uma reunião na Câmara de Vereadores de Montenegro, proposta pelo gabinete do vereador Gustavo Oliveira (PP). O imóvel é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.  Um dos objetivos do encontro foi para discutir a utilização do espaço que está fechado há algum tempo. “Solicitei esta reunião por que acredito ser importante que nossos empreendedores tenham um local pra tocar o negócio e, após isso, possam tocar carreira solo prosseguindo seu caminho e abrindo o espaço pra novos empresários”, destacou Gustavo.

De acordo com o secretário da SMIC, Waldir Kleber, já existe uma tratativa com o grupo IMEC para reformar o prédio, que fica na rua La Salle, próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Formatamos um projeto com o Grupo Imec, que ainda vem pra câmara, com alguns incentivos e a contrapartida que é reforma da incubadora”, frisou.

O texto deste projeto prevê, através da Política de Incentivos do Munícipio, que a empresa tenha isenção de IPTU durante dez anos. O valor, que deixa de ser arrecadado pelos cofres da prefeitura, é de R$ 145,5 mil. Além disso, o grupo vai receber uma restituição de R$ 127 mil em restituição as despesas de implantação da unidade na cidade. Isso acontece por que o governo municipal não dispunha de mais horas máquinas para ofertar ao empreendimento. A contrapartida é a recuperação do prédio da incubadora.

Aos empreendedores interessados em ocupar uma das salas do espaço, o loteamento será feito através de um edital da prefeitura com a possibilidade de ocupação por até 04 anos. De acordo com a SMIC, que vai gerenciar este processo, já tem 10 pessoas interessadas. Entre eles o Edgar Diemer. “Eu queria dizer que independente de o comitê aprovar ou não a minha permanência na incubadora, a minha ideia era ver o espaço reestruturado para funcionar. E não parado como está. Como empreendedor temos dificuldades de nos estabelecer e o local pode nos ajudar. Fico satisfeito em saber que a administração municipal está buscando um caminho para o funcionamento da incubadora”.