Restauração do antigo prédio da Aripê é debatida na Câmara

por adm publicado 13/03/2023 15h32, última modificação 13/03/2023 15h32
Cessão de uso do prédio está em processo de renovação com o Estado

Ponto turístico de Montenegro e que, no início da povoação foi ponto de encontro de imigrantes e migrantes na cidade, por estar no Porto das Laranjeiras, o antigo prédio da Aripê, está com diversos problemas estruturais. E este assunto foi debatido na Câmara de Vereadores.  Em uma reunião proposta pelo vereador Gustavo Oliveira (PP), a situação atual do prédio foi debatida em conjunto com as secretarias municipais de Gestão e Planejamento, Desenvolvimento Rural, Obras, Indústria, Comércio e Turismo, Patrimônio Histórico e BioCitrus. “O prédio está ali, abandonado, e muitas pessoas me cobram sobre isso. É um prédio histórico que precisa do nosso olhar,” destacou o parlamentar que comentou, ainda, que há a necessidade de dialogar sobre o assunto e que precisa ter andamento.

O imóvel é do governo do Estado e está cedido para uso da administração municipal. O processo de renovação da cessão está em andamento. “É um prédio muito bonito, que precisa ser cuidado. Mas temos que observar esta questão de renovação com o Estado para dar seguimento aos projetos que desejamos fazer naquele local”, frisou o vice-prefeito e secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Cristiano Braatz.

De acordo com o secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Cruz, foi solicitado ao município, para a renovação da cessão de uso um cronograma do que Montenegro deseja realizar ali. “Fizemos um cronograma do que a administração pensa para o local. E está um projeto para a concessão de exploração, parcialmente do espaço. Também colocamos um espaço para economia colaborativa que hoje não temos na cidade”, comentou Rafael. Dentro das possibilidades orçamentárias do município e do convênio com Estado estas seriam as duas possibilidades a serem desenvolvidas.

Nesta reunião ficou acertado que a secretaria municipal de Gestão e Planejamento vai dar andamento ao processo, junto ao governo do Estado, sobre a cessão do prédio. Já o setor de Obras vai ficar responsável por elaborar um laudo técnico sobre as condições físicas do espaço. Um próximo encontro deverá acontecer daqui a 90 dias para que, juntos, possam ver o andamento destas questões.