Retorno dos eventos campeiros é discutido em reunião na Câmara de Vereadores

por adm publicado 26/08/2021 14h56, última modificação 26/08/2021 14h56
Evento contou com a participação de representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Montenegro

Representantes do setor tradicionalista de Montenegro participaram de uma reunião, na Câmara de Vereadores, que discutiu a retomada dos eventos campeiros na cidade. O encontro foi proposto e mediado pelo vereador Paulo Azeredo (PDT), que tem fortes ligações com o meio tradicionalista gaúcho. “O que está acontecendo na nossa região, não só em Montenegro, é uma retomada dos eventos. Entendo que com todo o controle sanitário podemos retomar os eventos farroupilhas. Sabemos dos riscos que acontecem, uma grande maioria já tem vacinação, mas podemos e entendo que é possível oportunizar os nossos eventos tradicionalistas”, destacou.

Além de representantes do movimento tradicionalista o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Montenegro, Waldir Kleber, que também integra o comitê de crise do município, participou da reunião. “Hoje tivemos uma manifestação do prefeito destacando a liberação de uma série de atividades ligadas ao meio tradicionalista. Podem ser feitas, desde que de acordo com as regras sanitárias. Apenas a dança não está liberada. Esta é a opinião também da secretaria e estou à disposição para o que for necessário ser feito pela retomada dos eventos”, frisou Kleber.

O coordenador da 15ª Região Tradicionalista Edgar dos Santos também participou da reunião. Em sua fala ele destacou a elaboração de um protocolo sanitário que foi enviado aos patrões de CTG’s. “Há 15 dias enviei para as entidades e também para o prefeito solicitando a liberação dos eventos. Claro, seguindo os protocolos de saúde”, destacou. Entre as medidas elaboradas no documento está a limitação de 150 pessoas por evento realizado pelas entidades.

Já em relação aos rodeios, de acordo com o coordenador eles não estão proibidos. Porém precisam seguir todas as regras sanitárias, de acordo com as medidas impostas pelo governo do Estado. “Nós acompanhamos estes eventos e em alguns estão sendo realizados de forma irregular. Tem um grande número de reclamações por não cumprirem as regras. Os rodeios que estão sendo realizados, não cumprem as cartilhas dos protocolos do Estado e do MTG, destacou.”

Em nota, divulgada, no fim da tarde de ontem, 25, a Prefeitura Municipal vai autorizar o desfile de 20 de Setembro e atividades nos Centros de Tradições Gaúchas, com as restrições impostas pelo cenário da pandemia. Em relação do desfile, no dia 20 de setembro, a nota diz ainda que o evento vai ser definido nos próximos dias com a organização da semana farroupilha. O prefeito Gustavo Zanatta reforçou, ainda, que em todas as atividades as pessoas devem usar máscara e álcool gel. “Queremos apoiar o tradicionalismo, mas não podemos descuidar da pandemia. Precisamos da colaboração de todos”, avaliou o prefeito.