Rose destaca a Bergamota na abertura da Safra de Citrus

por mon — publicado 22/05/2013 14h45, última modificação 20/04/2016 11h54
Na presença de autoridades estaduais, a Presidenta da Câmara Vereadora Rose Almeida (PP) exaltou a importância da produção citrícola para o estado e principalmente Montenegro, destacando a Bergamota.

A manifestação ocorreu terça (21) à tarde na propriedade de Erni Ênio Pilger, em Costa da Serra, durante a solenidade de abertura da Safra de Citrus 2013 do Rio Grande do Sul.
Representando Tarso Genro (PT), o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio Luiz Fernando Mainardi assegurou que levaria ao governador a proposta de oficializar o evento, promovido anualmente em Montenegro, como o de abertura da safra de citrus do estado. O Prefeito Paulo Azeredo (PDT) reivindicou a criação de um Fundo estadual de sanidade vegetal.
Atualmente, o Vale do Caí é responsável por 40% da produção gaúcha de bergamotas, laranjas e limões. Conforme o Secretário Mainardi, do total de 460 mil toneladas de citrus, o Vale do Caí produz mais de 180 mil.
A propriedade de Pilger possui 21 hectares, oito dedicados à produção de bergamota. Sua família estima produzir sete mil caixas (cerca de 150 toneladas) este ano.

abertura safra citrus

registrado em: