Rua dos Imigrantes, alagamentos e divisas foram temas de reunião entre vereadores e prefeito Zanatta

por adm publicado 07/03/2023 14h49, última modificação 07/03/2023 14h49
Além destes assuntos os atendimentos de traumatologia, realizados pelo HM, também pautaram a reunião

Rua dos imigrantes deve receber, em breve, pavimentação

Desde que o ano iniciou os vereadores vêm recebendo a visita do prefeito Gustavo Zanatta, sempre às terças-feiras, às 08 horas. Na manhã de hoje, além de Zanatta, estiveram na reunião os secretários de Gestão e Planejamento Rafael Cruz e Vlademir Gonzaga, além de Silvio Kaél, gestor de Contratos e Convênios do Executivo. Entre os assuntos discutidos estão a pavimentação de ruas, as divisas do município e os alagamentos na cidade.

Pavimentação de Ruas: Até o fim deste mês vai ser lançado o edital para a pavimentação em PAVS da Rua dos Imigrantes, que corta os bairros Senai e Santa Rita. A via esteve dentro do projeto “Avançar Cidades”, do Ministério das Cidades. Como não houve andamento, por parte do governo federal, a prefeitura deverá atuar com recursos próprios para fazer a pavimentação.

Divisas do município: Desde a mudança das divisas históricas de Montenegro com os municípios de Brochier, Paverama e Triunfo, feitas pelo IBGE, uma comissão integrada por membros da prefeitura, através da DGEO, em parceria com um grupo de vereadores está discutindo a situação com representantes dos Legislativos e Executivos destas cidades. Em relação a Triunfo o problema está em uma alteração feita pelo município vizinho, de um aumento de 500 metros em uma das divisas. Esta situação está dificultando o atendimento a moradores que residem próximo às divisas. Um encontro com o prefeito de Triunfo e integrantes do Executivo e Legislativo de Montenegro deve abordar esta situação. Um dos objetivos é encontrar uma saída viável para o impasse que se arrasta há alguns anos.

Traumato no HM: O assunto voltou à pauta da reunião com o prefeito na manhã de hoje. De acordo com Zanatta, a prefeitura vem trabalhando para resolver a situação e oferecer à população o serviço de traumatologia. Hoje a referência em atendimento, para a população do Vale do Caí, é Parobé. Foi realizada uma reunião com integrantes dos executivos de 17 municípios da região para fechar o acordo para que os atendimentos sejam feitos. Destes, apenas 14 concordaram. Foi realizado um levantamento financeiro de quanto cada paciente custa para ser atendido no Hospital Montenegro e não chega a R$1. O montante vem através de um recurso do governo do Estado, disponibilizado para os municípios que repassam para o hospital.

Alagamentos: A chuva que caiu em Montenegro, na última segunda-feira, 06, acendeu o alerta para um problema: os alagamentos. Cada vez que chove com maior intensidade a cidade acaba alagada. Este também foi um dos questionamentos dos vereadores: o que vem sendo feito, como medida preventiva, para evitar este tipo de incômodo para a população.  Pontos nas Ruas Osvaldo Aranha e na Santa Terezinha, ambos no bairro Ferroviário, foram apontados como os mais críticos. Em resposta, Zanatta disse aos vereadores que a prefeitura vem realizando o mapeamento desses pontos e trabalhando para obter as licenças ambientais necessárias, para que a prefeitura possa fazer obras de limpeza e manutenção.