Rua Licínio Faustino da Silva entra em projeto, do Executivo, para asfaltamento

por adm publicado 07/12/2022 11h56, última modificação 07/12/2022 11h56
Enquanto o asfalto não chega, a secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos vai fazer uma operação tapa-buracos.

“É triste olhar nossa rua e ver como ela está. A gente entra na Via 2, e está tudo organizado. Mas, e a nossa? Como fica a Licínio?” Chorando a Mara, que é moradora da Rua Licínio Faustino da Silva descreveu, em uma reunião realizada na Câmara de Vereadores pelo gabinete do parlamentar e presidente da Casa, Talis Ferreira (PP), a situação precária em que a via está. “Do jeito que está não pode ficar. Precisamos buscar melhorias para aquela rua. Mesmo que, neste momento, de forma paliativa. Só não pode ficar do jeito que está”, frisou o vereador Talis.

Nesta mesma reunião foi dada uma boa notícia aos moradores. A Licínio Faustino da Silva está dentro de um projeto que contempla outras 73 ruas, num total de 74, que vão ser asfaltadas. “Nós já estamos com esta rua para ser asfaltada. Finalizamos o projeto técnico e o orçamento. Agora, o próximo passo é buscar verbas para fazer a obra. Esta é uma das metas da atual administração para os próximos dois anos”, destacou Valéria Wollmann, arquiteta da secretaria municipal de Gestão e Planejamento.

Outra boa notícia é de que, enquanto o asfalto não chega, a secretaria municipal de Viação e Serviços Urbanos vai fazer uma operação tapa-buracos. “Nós vamos nos empenhar em fazer essa ação para, neste momento, amenizar a situação. Até o fim do ano vamos organizar as equipes da secretaria para realizar essa atividade”, comentou o secretário Neri de Mello Pena.

Rua tem um dos principais museus do município

O Museu Memorial do Imigrante é um dos pontos de turismo no município e está edificado na Rua Licínio Faustino da Silva. De acordo com Eduardo Kauer, morador da via é responsável pelo memorial, visitantes passam por ali com frequência e os buracos na rua acabam sendo um dos maiores problemas para quem quer visitar o espaço. “Nos últimos anos recebemos visitantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, além, claro, dos gaúchos de várias cidades do estado. Então nossa rua tem importância sim. Entendemos que todos querem melhorias, mas é uma rua com um local de visitação de turistas”, salientou Kauer.

Ele ainda lembrou que o memorial recebeu estudantes de doutorado da Áustria, Alemanha e Estados Unidos. “Estas pessoas, quando chegam à cidade, acessam a Via 2 e, em seguida, a Rua Licínio Faustino da Silva. Temos um ponto turístico neste local e precisamos de melhorias”, disse Kauer.

As obras de asfaltamento ainda não tem data para iniciar porque dependem de captação de recursos mas deve acontecer ainda dentro desta gestão de administração municipal.