Sessão Solene da Semana Farroupilha homenageia CTG Estância de Montenegro

por adm publicado 17/09/2021 09h09, última modificação 17/09/2021 09h09
Evento aconteceu no fim da tarde desta quinta-feira, no Plenário da Câmara de Vereadores de Montenegro

O mês de setembro é marcado pelas comemorações da Semana Farroupilha no Rio Grande do Sul. Neste ano alguns eventos, com redução de público, voltaram a acontecer, entre eles a tradicional sessão solene que acontece na Câmara de Vereadores de Montenegro.

A sessão solene, comemorativa aos festejos farroupilhas, é uma proposta dos gabinetes dos vereadores Camila de Oliveira (Republicanos) e Gustavo Oliveira (PP). O tema das comemorações deste ano é “Caminhos de Anita”, que tem por objetivo homenagear e comemorar o bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil, retratando a heroína conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845).

Em Montenegro a tradicionalista Suzeti Primaz foi à personalidade escolhida para receber a homenagem no município. “Estou no tradicionalismo há 35 anos. Começamos no movimento tradicionalista por causa dos nossos filhos. Me sinto honrada em receber esta homenagem por que eu sei o quão difícil é fazer o trabalho de casa e, ainda, as ações sociais e culturais do tradicionalismo”, ressaltou a homenageada.

Durante a sessão solene o CTG Estância de Montenegro também foi homenageado pela passagem dos 60 anos da entidade no município. Entre os presentes ao evento o primeiro patrão Flávio Patrício Vargas, idealizador do centro de tradições gaúchas. “O nome do nosso CTG leva o nome da nossa cidade e faz uma singela homenagem aos primeiros povoadores de Montenegro que criaram aqui algumas estâncias. Nós, procurando um nome para batizar a nossa entidade juntamos as duas coisas e deu CTG Estância de Montenegro. Nosso orgulho, nosso amor, que difunde em todo o Estado a nossa cultura tradicionalista”, frisou.

O atual patrão Teófilo Azeredo falou sobre a vontade de reforma o CTG e a forma como a entidade trabalhou neste ano de pandemia; “Todos os projetos que tínhamos tiveram que ficar parados por conta da pandemia. Mas cuidamos de algo que ainda não estava pronto que é a inserção do nome do CTG em todo o Estado. A partir de agora vamos fazer uma reforma no Estância e precisamos nos organizar para que isso saia do papel”, destacou o atual presidente.

Ainda foram apresentadas as ações desenvolvidas neste ano pelo CTG e duas declamações por integrantes do centro de tradições.