Sessão Solene destaca os 15 anos da Associação dos Colorados de Montenegro - ASCOM

por adm publicado 04/09/2023 16h53, última modificação 04/09/2023 16h53

Quinta, 31 de agosto, no mês em que comemora seus quinze anos de existência, a  ASCOM foi homenageada pela Câmara de Vereadores em Sessão Solene, atendendo requerimento da vereadora Ana Paula Machado. Na mesa oficial, o presidente do Legislativo, vereador Felipe Kinn da Silva; vice-prefeito Cristiano Braatz, presidente da ASCOM, Rudimar Roseto; o fundador da entidade e Cônsul do Internacional, José Aírton Kerber, e “Toco”, um dos maiores apoiadores.

“Uma enorme satisfação em homenagear e destacar a trajetória da Associação dos Colorados de Montenegro – ASCOM” destaca a vereadora Ana Paula, referindo-se aos 15 anos, comemorados dia 16 de agosto. Lembra que a entidade promove inúmeras ações sociais relevantes. “Nasceu de um sonho de 16 colorados, que almejavam um espaço para reuniões, para assistir os jogos e comemorarem. Com muito esforço, adquiriu um terreno e construiu sua sede própria, totalmente paga, na rua Firmino Cardoso, no Bairro Ferroviário”.

Lembra que a ASCOM tem o reconhecimento do EC Internacional de POA como uma das melhores e as mais atuantes Associações de Colorados do Brasil. “Tem se dedicado a promover ações sociais e comunitárias, que refletem os valores da solidariedade e dedicação. E participam de projetos voluntários, campanhas beneficentes”.

“A Câmara, com muita satisfação e orgulho, cumprimenta e agradece a cada um dos envolvidos nesta destacada entidade. Parabéns a todos os colorados de Montenegro, pelos quinze anos de dedicação e paixão ao EC Internacional, e que esta comemoração seja apenas um capítulo de muitos que ainda virão, em sua jornada de glórias. Obrigado por destacarem nosso município e também por enobrecerem o Esporte Clube Internacional. Viva a ASCOM!”, concluiu.

“Nasceu do zero”

A Sessão Solene contou com a apresentação de vídeo institucional da ASCOM  (https://youtu.be/NWzlNmqCpTI?si=XuaFMEanYtFWQEKu), da Camerata de Violões da Fundarte e dos músicos Sílvio Escobar e Luís Fernando Nas palavras de José Airton Kerber, “são quinze anos de uma Associação que ‘nasceu do ‘zero’. Somos colorados, amamos o nosso Clube, e acima de tudo somos amigos, parceiros. Graças a este apoio, a este empenho, a ASCOM é esta realidade, hoje. Temos muito para crescer, e vamos crescer”.

“A casa colorada em Montenegro não é só dos colorados, ela é de toda a comunidade. Está de portas abertas para toda a comunidade. Para isso fundamos a ASCOM: servir ao Internacional, se reunir e poder fazer parte da comunidade montenegrina através da nossa solidariedade colorada”.  Encerrou seu discurso com o “grito de guerra: vamo vamo Inter!”

Conforme o atual presidente, Rudimar Roseto, “construímos o que vocês conhecem, mas não foi fácil, tudo que se construiu, desde o começo, foi árduo”. Diz que hoje se vê “um salão bonito, climatizado. Foram muitos mutirões, muita mão-de-obra foi doação. Durante a pandemia, mediante parcerias e doações, foram feitas mais de mil quentinhas lá na ASCOM e doadas nos bairros”.

Relatou que no mês dos 15 anos, houve muitas comemorações “Domingo passado, teve uma festividade, esteve lá o ônibus do Inter, ex-jogadores como Saci, Iarley, Pinga, Fabiano, foi uma festa muito bonita” Lembra que as diretorias são formadas um grupo de amigos, “sempre foi por consenso”.  Que, em dias de jogos, a casa fica cheia, e brinca: “parece o Beira Rio em dia de jogos, está sendo uma energia muito boa, muito positiva”. Convida quem não conhece a vir prestigiar, agradeceu à vereadora Ana Paula pela iniciativa da Sessão, assim como ao vereador Felipe, “que está sempre conosco lá, colaborando”.

Segundo Aírton Kerber, não é só uma casa de colorados, é uma casa de amigos: “chega a haver sábados à tarde, no jogo de bocha, em que tem mais gremistas que colorados, jogando”. Neste clima de união entre torcedores dos dois maiores clubes do estado, é normal surgirem comentários do tipo: “seria bom se nós, tricolores, tivéssemos uma sede como a da ASCOM”. Para estes, Aírton diz: “Tem que começar do zero. O que vocês estão vendo, aqui, são quinze anos de trabalho. Não é do nada que vocês vão ter a sede de vocês. Vai que, daqui a pouco, alguém se encoraja e começa?”, sugere.

Tratativas iniciaram em 2006

O vereador Felipe Kinn reforçou as palavras de Aírton: “A gente vê que eles abrem as portas para a comunidade poder utilizar a sede”, exemplificando que houve a disponibilização de toda a estrutura da sede para um evento de Natal, contemplando mais de duzentas crianças carentes, com distribuição de brinquedos. “Quinze anos de muita luta. Sabemos que não é fácil, mas estão de parabéns!”

O vice-prefeito Cristiano Braatz trouxe a lembrança de 2006, que, para o Internacional, “foi um ano de grandes conquistas: da Copa Libertadores e do Mundial Interclubes”. “Graças a estas conquistas, aconteceu um evento no Clube do Comércio: o Jantar das Taças. Diante daquela mobilização, do que estava vivendo o Clube naquele momento, houve a iniciativa de se formar o que inicialmente foi chamado de Núcleo de Colorados de Montenegro, tendo como exemplo iniciativa r no município de Camaquã.”

Relatou que, com o desenrolar dos acontecimentos, a denominação foi trocada para “ASCOM – Associação dos Colorados de Montenegro”, tendo seu fundador, José Aírton Kerber, sido eleito o primeiro presidente. Cristiano conta que em 2010 iniciaram-se as tratativas e a mobilização visando adquirir um imóvel próprio para a entidade. “Atualmente, uma sede social que tem campo de bocha, galpão, campo de futebol sete. Outras estruturas virão para contemplar os colorados, em que gremistas e torcedores de outros clubes são muito bem-vindos”, elogiou.