Solene da Pátria: apelo ao não acirramento das tensões e conflitos

por adm publicado 03/09/2021 10h19, última modificação 03/09/2021 10h19
Na sequência, os vereadores realizaram a sessão ordinária onde foram votados alguns projetos

Durante a tradicional Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Montenegro alusiva à Semana da Pátria, realizada quinta (02) à noite, em comemoração aos 199 anos da Independência do Brasil, foi citada, de passagem, o momento atípico vivido pelo país, devido à pandemia do coronavirus.

O vereador Talis Ferreira (PP), que se manifestou em nome do Legislativo, salientou que o sete de setembro é a data em que cada brasileiro festeja e demonstra o seu orgulho em pertencer a esta pátria, “apesar de todas as dificuldades pelas quais estamos passando, como a pandemia do Coronavirus, que tirou do nosso convívio inúmeros cidadãos e cidadãs, além da grave crise institucional, que perturba a nossa ordem democrática e republicana”.

Na mesa oficial, ao lado do presidente da Subseção da OAB Montenegro, João Pedro Ferreira da Silva Filho e do prefeito Gustavo Zanatta (PTB), Talis disse também que “a independência não é um estado de coisas eterno, mas um processo que deve ser diariamente efetivado e necessita estar sempre vigiada”. Argumentou: “Nós, como políticos, temos o dever moral e constitucional de representar bem aqueles que nos elegeram, que nos confiaram o poder de decisão no que diz respeito a políticas públicas que busquem reduzir o abismo da desigualdade social, e ampliar os instrumentos públicos para o real exercício da cidadania, do controle social, da liberdade política”.

“Fantasmas do passado”

Na sequência, alertou: “fantasmas do passado assombram o presente, ameaçam o futuro. A independência da nação se faz através de constante vigilância e zelo pelas prerrogativas constitucionais de nossas instituições democráticas”, lembrando que “temos na liberdade de opinião, no voto e na alternância de governantes no poder os seus elementos mais característicos”.

O vereador concluiu sua mensagem manifestando o desejo de que “esta data possa se constituir não em um ato de acirramento das tensões e conflitos, que procuram colocar em xeque a nossa jovem democracia, mas sim em um momento de reavivamento do nosso pacto social republicano, democrático, pautado nas garantias jurídicas e no respeito mútuo entre os Poderes. Que o diálogo e a concordância possam prevalecer, sempre, em nosso país”.

O prefeito Gustavo Zanatta, o próximo a discursar, frisou: “nesta noite, quero fazer um apelo ao entendimento, à tolerância, ao diálogo principalmente, à solidariedade. Proponho uma reflexão sobre o que cada um de nós está fazendo com este país”. Questionou: “Porque permitimos que nossas diferenças de pensamento se posicionem acima daquilo que realmente importa, a qualidade de vida das pessoas, o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade e do Brasil? Baixemos as armas e, juntos, lutemos por justiça, liberdade, saúde, educação e segurança para todos nós. Esta é a única guerra que vale a pena”.

Finalizando, parabenizou o vereador Talis, pelo seu discurso, “principalmente pela última frase: que nós possamos sempre ter o diálogo acima de tudo. E dentro do nosso município, da melhor forma possível, este entendimento junto com todos, com as entidades civis, possamos trazer o melhor resultado para a nossa comunidade porque esta, como sempre falo, é a nossa missão”.

Sessão Ordinária – Minutos depois teve início a Sessão Ordinária, quando foi aprovado o Requerimento 143/21, do vereador Felipe Kinn da Silva (MDB), solicitando reunião sobre as terras inativas pertencentes ao patrimônio do Município, sua possibilidade de venda para a captação de recursos e uso em melhorias à comunidade.

Também acolhido o Requerimento 142/21, do vereador Paulo Azeredo (PDT), que solicita reunião no Legislativo sobre a implantação da caixa d´água e a colocação das novas telhas na Associação Cultural e Esportiva de Bom Jardim.

Apoio ao chamamento dos aprovados - O apoio ao preenchimento completo das vagas de Segundo Sargento, com o aproveitamento dos aprovados no Processo Seletivo para o Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP/2021), assinado por nove edis: Camila Oliveira, Ana Paula Machado, Felipe Kinn da Silva, Gustavo Oliveira, Juarez Vieira da Silva, Paulo Azeredo, Sérgio Souza, Talis Ferreira e Valdeci Alves de Castro.

Ainda referente ao CTSP, uma Moção de Apoio solicitando que sejam abertas mais vagas no curso que forma Policiais Militares, no Rio Grande do Sul. Assinam os vereadores Felipe Kinn da Silva, Ana Paula Machado, Gustavo Oliveira, Paulo Azeredo e Sérgio Souza.