Vereador Cristian debate projeto da Semana do Som Automotivo e do Carro Rebaixado

por adm publicado 26/02/2024 15h16, última modificação 26/02/2024 15h16
Reunião na Câmara, quinta (22), discutiu aspectos relacionados à apresentação de um projeto de lei, que será proposto pelo vereador Cristian Souza (Republicanos), instituindo a Semana Municipal do Som Automotivo e do Carro Rebaixado. Convidados pelo vereador participaram Jhony Graeff, presidente da “Sem Controle” (equipe de som automotivo), a Secretária de Desporto, Cultura e Turismo, Dani Boos e a Diretora de Cultura, Priscila Nunes.

Inicialmente, discutido a possibilidade de um local exclusivamente para o evento, bem como uma data específica. “Vários municípios fazem este tipo de promoção. Poderíamos articular para que venham pessoas de fora, prestigiá-lo”, defendeu Cristian, lembrando: atrações deste tipo, no Velopark, que são de caráter privado, reúnem um bom público.

A data seria próximo ao final do ano (novembro ou dezembro), época voltada a comemorações. Inicialmente, pensou-se no Parque Centenário. Porém, com relação a este local, a Diretora de Cultura lembrou que o som automotivo possui uma característica diferente, a frequência sonora grave, o que o expande com muito maior intensidade.

O vereador Cristian diz que o foco da promoção seria reunir a turma que curte o som automotivo, e não especificamente a altura do som. Comenta que encontros deste tipo vêm acontecendo próximo à antiga fábrica da Antarctica, aonde não existem casas por perto. “Este não é, especificamente, de som automotivo”, situa.

A Secretária de Cultura comentou que a decisão de apresentar o projeto pode partir do vereador, assim como a de sugerir sua programação e a proposta de local. Conforme a Diretora de Cultura, ao invés de uma Semana do Som Automotivo e do Carro Rebaixado, se proporia que fosse instituído um Dia ou um final de semana. Na opinião de Cristian, o melhor seria em um final de semana.

A Secretária Dani Boos observa que, a partir de aprovado por lei, a sua realização passa a ser permanente, enquanto o dispositivo legal não for revogado. Priscila sugeriu que a prefeitura participasse na condição de parceira, estando sua realização a cargo da sociedade. Ressalvou que, se coubesse à Prefeitura organizá-lo, haveria amarras legais, como a necessidade de chamamento público para a definição dos carros participantes e outro relativo à instalação dos food trucks, a publicação de edital, análise do setor jurídico, entre outros itens.

Parque Centenário e Balneário

“Precisaríamos definir uma data específica e o local: o Balneário ou o Parque Centenário. Quanto à infraestrutura, os guris do som têm tudo, eles estão acostumados a fazer este tipo de evento”, destacou o vereador Cristian. O debate evoluiu no sentido de serem promovidas duas ações distintas: a realização do evento do Som Automotivo nas dependências do Balneário Afonso Kunrath e o dos carros rebaixados, no Parque Centenário.

Cristian sugeriu que se fizesse o evento do som automotivo num sábado, e domingo o dos carros. “A Prefeitura entraria como parceira”, explicou a Diretora de Cultura. “Poderia ser desta forma, está perfeito”, saudou o vereador.

Destacada pela Cultura a importância de a realização do evento ter continuidade. Para tanto, primeiramente precisa ser fixado através de Lei, para que ocorra o seu andamento. “O apoio, o que a gente puder e estiver ao nosso alcance, nós iremos prestar”, garantiram as representantes da prefeitura.

O vereador Cristian comentou: o anteprojeto está pronto, o objetivo da reunião seria o de colher propostas e se chegar a definições. O passo seguinte: elaboração do projeto final indicando, entre outros itens, a data específica do evento, que seria realizado num sábado e domingo, ao invés de em uma semana. A secretária sugeriu o segundo final de semana de novembro.

“Será muito bacana, vai vir muita gente”, previu Cristian. Outro ponto: a partir do momento em que for divulgada a data do evento, os moradores próximos aos locais tomarão conhecimento de sua realização, já estando preparados. Conclusão: sugestões serão incluídas no anteprojeto de lei elaborado pelo vereador Cristian, que será apresentado na Câmara para discussão e votação. “O que vocês precisarem, vamos apoiar, o evento vai ser bacana”, assegurou a secretária. “Se realizaria este ano, já”, propôs o vereador Cristian.