Vereador Gustavo Oliveira promove reunião sobre projeto de lei prevendo carga horária mínima de educação física nas escolas municipais

por adm publicado 25/03/2024 15h55, última modificação 25/03/2024 15h55
Na manhã de segunda-feira, dia 25, o vereador Gustavo Oliveira (PP) liderou a reunião com diversos representantes da comunidade, para debater um projeto de lei visando estabelecer uma carga horária mínima de educação física nas escolas municipais de educação básica.

O vereador enfatizou a importância do esporte no desenvolvimento interpessoal e social das crianças, destacando a necessidade de promover sua prática desde cedo, afirmando: "Entendo que o esporte é fundamental na vida das crianças".

Entre os participantes estavam o professor Everton Deiques, representante da FIEPS-RS (Federação Internacional de Educação Física e Esportiva), a professora Tânia Maria Schons Kayser, da F-10 Escolinha de Futebol e TSK Academia, o procurador Dr. Alexandre Muniz de Moura da PGM (Procuradoria Geral do Município), Tiago Schlingvein (Maratá), Diretor da Diretoria de Desporto, Daniela Boos, secretária da Desporto, Cultura e Turismo (SMDECT), David Farias Martins, Coordenador de Políticas Públicas, o Assessor Especial Dr. Tiago Vieira Casado, da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (SMGEP), Tiago Vargas da Silva, diretor de educação da SMED e Riviane Bühler da Rosa, Assessora Especial da SMED (Secretaria Municipal de Educação).

O professor Everton Deiques elogiou a iniciativa do vereador Gustavo e enfatizou a importância de seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde, que preconiza pelo menos 150 minutos de atividade física semanal para benefícios à saúde mental.

Também destacou a preocupação com a falta de atividades físicas para as crianças e espaços de lazer seguros. A Secretária Dani Boos da SMDECT expressou total apoio ao projeto, observando que muitas vezes os pais não permitem que seus filhos pratiquem esportes na rua por medo ou excesso de proteção.

Tiago Maratá enfatizou que o esporte é uma ferramenta essencial para a saúde pública, prevenindo doenças e reduzindo custos com saúde. Já a professora Tânia defendeu o projeto e abordou a importância de combater os efeitos nocivos da tecnologia na vida das crianças.

Riviane da SMED ressaltou a necessidade de envolver o Conselho Municipal de Educação e seguir as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mencionando as realizações do município de Montenegro na promoção da educação física em suas escolas.

Foi acordado que o vereador indicará o projeto de lei para o Executivo, propondo a inclusão de três horas de educação física nas escolas municipais que já adotam o programa de turno integral.