Vereador Juarez, na Solene da Pátria: “A educação é o caminho para transformar o povo”

por adm publicado 06/09/2019 11h54, última modificação 06/09/2019 11h54
Às dezoito horas e trinta e nove minutos de quinta-feira (05), a Câmara de Vereadores iniciou sua tradicional Sessão Solene alusiva à Semana da Pátria.

Presidida pelo Vereador Cristiano Von Rosenthal Braatz (MDB), teve a presença do prefeito Kadu Müller. Todos, de pé, cantaram o Hino Nacional, e em seguida o Vereador Juarez Vieira da Silva falou, em nome Legislativo Montenegrino: “Sete de setembro de 2016. Não foi engano, a data é essa mesma, há três anos. Trinta e seis meses apenas se passaram. Exatamente o tempo que      falta para a comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil. Portanto, a Sessão Solene da Semana da Pátria, em 2019, fala sobre um tempo que, realmente, passa muito ligeiro”, foram suas primeiras palavras.

Situando que “Pátria indica a terra natal ou adotiva de um ser humano, que se sente ligado por vínculos afetivos, culturais, valores e história”, acrescentou: “este é um dia para não deixar a chama do patriotismo e do orgulho de ser brasileiro se apagarem. É para refletirmos sobre o conceito de sermos independentes. Hoje, vemos crianças e adolescentes com baixo nível cultural, um clima de desconfiança, de revolta com as injustiças e desigualdades geradas por uma crise financeira e política”.

Na visão de Juarez, “eventos como este inspiram e proporcionam a formação social, por meio do exercício da cidadania, no sonho de uma pátria ideal, com dignidade, respeito, sustentabilidade, cultura e educação, são as armas na busca de um futuro de prosperidade para o nosso país”. Lembrou que “a educação é o caminho para transformar o povo, para que consigamos crianças felizes na escola e cidadãos com dignidade e respeito ao próximo, tendo no amor à pátria chamada Brasil, o sentimento de orgulho e esperança”.

Na sequência o prefeito Kadu Müller, referindo-se ao discurso do vereador que o antecedeu, disse que ao se ouvir falar de datas, períodos e situações políticas, econômicos, sociais e de transição que já ocorreram no país, que o Brasil deveria passar por este momento mais uma vez. “Ano passado, quando tivemos eleições para Presidente do Brasil, se trabalhou a possibilidade de novidades. Resultados aconteceram, e parece que nós não conseguimos, ainda, nos alinharmos. Falamos de tudo um pouco, mas nada muito para que possa se dar a volta por cima, e fazer o Brasil um país cada vez melhor”.

Conforme o prefeito, o investimento que Montenegro faz na Educação é de sete pontos percentuais acima do que a Constituição Federal exige: “então, estamos fazendo o dever de casa, nós todos estamos contribuindo para um país melhor”. Mencionando o Brasil estar na pauta novamente em nível mundial, em função das queimadas na Amazônia, citou que, em percentuais, as queimadas deste ano são menores que as de anos passados. “Por que isto virou um tema polêmico? A Europa, que critica a Amazônia, não tem reserva florestal. Nós somos o pulmão do Mundo, e temos que ser respeitados por isto”.

Qualificou os municípios como o “primeiro degrau de uma nação”, disse que não importa seu tamanho: “importa aquilo que ele quer construir, fazer com que a nação seja cada vez melhor”. Prosseguiu: “temos que deixar para a nossa comunidade a coragem de ter um município melhor para que, se o estado puder ser construído melhor, o Brasil, com certeza, pode ser melhor”. E se ter orgulho de, num sete de setembro, dizer: “eu moro num município que é bom, num estado que está em crescimento e num país que é reconhecido como o que tem boas causas sociais, um poder econômico para o desenvolvimento e uma política de se acreditar. É isto que temos que fazer: resgatar a credibilidade do nosso país. Começa por nós”. Encerrados os pronunciamentos, todos entoaram o Hino da Independência.