Vereadores aprovam crédito especial para a Fundarte e alteração na LDO

por adm publicado 15/10/2021 08h35, última modificação 15/10/2021 08h35
Emenda parlamentar vai ser usada para reforma do Teatro Therezinha Petry Cardona. Já emenda impositiva na LDO foi aprovada em dois turnos na Casa Legislativa.

Em sessão ordinária, na noite desta quinta-feira, 14, os vereadores aprovaram uma abertura de crédito especial para Fundação Municipal de Artes de Montenegro no valor de R$ 170 mil. O montante é proveniente de uma emenda parlamentar do senador Lasier Martins (Podemos) e vai ser utilizado na reforma do Teatro Therezinha Petry Cardona.

A administração pediu autorização do Legislativo para fazer a inclusão do valor no orçamento deste ano da FUNDARTE, já que não havia previsão de verbas para a instituição.

Os vereadores também aprovaram uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica que inclui o orçamento impositivo e dispõe sobre a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal em Lei Orgânica Anual, a LOA.

A programação, incluída por emendas de vereadores ao Projeto de Lei Orçamentária Anual, será aprovada no limite de 1,2% da receita corrente líquida do documento encaminhado pelo Executivo Municipal, devendo a metade desse percentual ser destinado a ações de serviços públicos de saúde.

Caso seja verificado que a reestimativa da receita e da despesa poderá resultar no não cumprimento da meta de resultado fiscal, estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias, o montante previsto poderá ser reduzido em até a mesma proporção da limitação incidente sobre o conjunto das despesas discricionárias.