Vereadores e Secretária discutem equidade nos benefícios para vítimas de enchente

por adm publicado 14/02/2024 17h54, última modificação 14/02/2024 17h54
No dia 08 de fevereiro, antes da Sessão Ordinária, os vereadores da Câmara Municipal receberam a secretária Josi Paz da SMDESCH (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação) para abordar os desafios enfrentados pelos munícipes impactados pela enchente do Rio Caí em novembro.
Até o momento, foram cadastradas 1.800 famílias na secretaria, as quais estão recebendo um auxílio financeiro do Município no valor de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais). Contudo, surge uma preocupação em relação aos critérios de elegibilidade para o auxílio do governo estadual, os quais se dividem em duas categorias: famílias que precisaram evacuar suas residências devido às inundações recebem R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais), enquanto aquelas que foram afetadas pelas cheias, mas não precisaram sair de suas casas, recebem apenas R$ 700,00 (setecentos reais), montante abaixo do valor disponibilizado pelo Município.
Diante dessa disparidade, a secretária e os vereadores reconhecem a necessidade de equilibrar os valores, visando garantir que todas as famílias recebam, no mínimo, R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais) ao final. Para alcançar esse objetivo, propõem que o executivo municipal disponibilize a diferença, no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais), buscando assegurar uma distribuição mais justa dos recursos para aqueles que mais necessitam.
Essa iniciativa demonstra o comprometimento das autoridades locais em enfrentar os desafios decorrentes da enchente e em buscar soluções que garantam o bem-estar e a segurança das famílias afetadas.