Vida saudável: Praticas Integrativas e Complementares poderão vir a ser implantadas em Montenegro com Centro de Referência

por adm publicado 24/11/2022 12h01, última modificação 24/11/2022 12h01

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos científicos e tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Este assunto foi discutido em uma reunião proposta pelo gabinete do vereador Gustavo Oliveira (PP), que aconteceu na Câmara de Vereadores. A ideia é ampliar os atendimentos em Montenegro com a implantação de um centro de referência. “É uma metodologia que, até pode se dizer, que é nova. Temos algumas destas práticas no município, mas não regulamentadas. E gostaríamos de trabalhar para fazer com que esses métodos possam ser ofertados a toda população”, ressaltou o vereador.

Alguns municípios da região já trabalham com práticas integrativas. Em Montenegro são oferecidas rodas e conversas e auriculoterapia. “Hoje eu vejo que um projeto de lei seria o primeiro passo para podermos regularizar as práticas e, dentro delas, ver quais das 29 que são realizadas que podem dar resultado mais rápido no tratamento das pessoas”, destacou Camila Anversa, da secretaria municipal da Saúde.

Entre as 29 PICS ofertadas estão Apiterapia, Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Imposição de mãos, Medicina antroposófica/antroposofia aplicada à saúde, Medicina Tradicional Chinesa – acupuntura, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Ozonioterapia, Plantas medicinais – fitoterapia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de florais, Termalismo social/crenoterapia e Yoga.

Um dos objetivos, com a implantação das PICS, é a busca pela diminuição do uso de medicamentos em alguns tratamentos médicos. “No momento da roda de conversa ou de auriculoterapia, os pacientes apresentam melhoras em um curto espaço de tempo. Então seria muito interessante implantar esses serviços no município”, comentou o terapeuta Nicolas da Rosa.

O próximo passo, agora, vai ser a indicação ao Executivo Municipal, através do gabinete do vereador Gustavo, para que se faça um projeto de lei prevendo a criação de um centro de referência onde a comunidade possa buscar estes atendimentos.