Vereadoras de Montenegro

por adm publicado 10/08/2022 14h25, última modificação 29/08/2022 11h20

Em quase 150 anos de história, a Câmara de Vereadores de Montenegro contou com a participação de poucas mulheres. A primeira delas, Maria Oliveira Kern, ficou na suplência para o Legislativo montenegrino entre 1973 e 1976. Ela chegou a assumir, por um período, uma cadeira na Câmara em substituição a José Carlos Schwartz. Ambos faziam parte da Aliança Renovadora Nacional (Arena).

Mais tarde, entre 1983 e 1988 Madalena Bühler foi eleita para a Câmara de Vereadores, assumindo com titular já no ato de posse daquela legislatura. Ela também foi eleita para comandar o Executivo Municipal, sendo a primeira mulher, na história do município, a assumir o Palácio Rio Branco. Pelas ruas ela ficou conhecida como a "prefeita do asfalto".

Madalena Bühler

Na Legislatura de 1997 a 2000, pela primeira vez na história do Legislativo, a Câmara de Vereadores passa a contar com duas parlamentares: as vereadoras Rose Almeida e Iolanda de Azeredo Hofstäter.

Rose Almeida                                                                                     Iolanda de Azeredo Hofstäter

Na Legislatura seguinte, novamente, a população montenegrina elege duas mulheres para a Câmara. Desta vez Isaura Viegas de Mattos e Silvia Gil de Castilhos.

Isaura Viegas de Mattos                                                                                Silvia Gil de Castilhos

No período seguinte, entre 2005 e 2008, a dobradinha foi feita entre Isaura de Mattos e Rose Almeida. Já na Legislatura de 2009 a 2012, além de Rose Almeida, que passa a cumprir o seu segundo mandato, Iria Camargo é eleita para ocupar, pela primeira vez, uma vaga na Câmara de Vereadores.

Iria Camargo

Em 2013 Rose Almeida  assume pela terceira vez uma cadeira no Legislativo. Fato que se repete nas eleições de 2017 a 2020, quando passa a dividir o espaço com a vereadora Josi Paz. Além de Rose e Josi, também ocuparam por um período cadeiras na Câmara, Kellen de Matos, Márcia Brandt e Maria Elis da Silva

Josi Paz                                                                                                               Kellen de Mattos

Márcia Brandt                                                                                        Maria Elis da Silva - Zazá

Na última eleição, que definiu os 10 nomes para o mandato entre 2021 e 2024 as vereadoras Camila de Oliveira e Ana Paula Machado foram escolhidas para representarem as mulheres montenegrinas. Também neste mandato, se juntou a elas, por alguns períodos a vereadora suplente Fabrícia de Souza, que entrou para a história do Legislativo por ser a primeira negra a tomar posse em uma Câmara de Vereadores no Vale do Caí.

Ana Paula Machado                                                         Camila Carolina de Oliveira                                                                  Fabrícia de Souza