Avança formação da entidade representativa dos apicultores do Vale

por adm publicado 30/05/2022 11h13, última modificação 30/05/2022 11h13

Aconteceu na manhã de sexta (27), na Câmara, o segundo encontro visando formar uma associação de apicultores na região do Vale do Caí. O debate sobre o assunto, entre os produtores, já têm bons avanços como, por exemplo, as questões que envolvem a criação de um estatuto. Para criar o documento a nível regional, foi apresentado como modelo o da Associação dos Apicultores de Maratá, entidade que tem, entre outras finalidades, a de agregar apicultores, técnicos e aficionados para o intercâmbio técnico, social e cultural visando incrementar a apicultura racional no Brasil e prestar assistência técnica a seus associados.

Seguindo o modelo marataense, a ideia é, também, promover estudos e a difusão de conhecimentos através de cursos de apicultura racional e meliponicultura, de flora apícola, de produção e utilização de produtos das abelhas, produção de rainhas, enxames e de materiais e equipamentos apícolas. Além disso, firmar convênios com órgãos públicos ou entidades particulares para a instalação de centros de ensino técnico ou profissionalizante, visando a difusão do conhecimento da apicultura racional.

O debate evoluiu no sentido de se formar uma associação, ao invés de cooperativa o que, na visão dos participantes, seria a maneira mais simples de dar início aos trabalhos, além de dar suporte técnico aos apicultores e contribuir para a execução de trabalhos práticos. A proposta é ser não apenas uma entidade representativa, mas também fornecer instruções aos associados, com base nas leis.

Entre as vantagens, o legislador Paulo Azeredo (PDT), que propôs o encontro realizado pela Câmara de Vereadores, citou o crescente número de trabalhos que vêm sendo realizados através de cooperação mútua entre municípios. “Pela proposta, a nova entidade seria composta por apicultores locais e de cidades como Pareci Novo, Maratá, Brochier e São José do Sul. Com o nome de Associação dos Apicultores do Vale da Felicidade, destacou.

Os agricultores solicitaram, ainda, uma pesquisa aos aspectos jurídicos e burocráticos referentes à criação da entidade, a busca de subsídios junto às secretarias de cada um dos municípios que a integrariam. Posteriormente, será escolhido um local para a assembleia de fundação, para a qual serão convidados apicultores dos municípios integrantes. O próximo encontro ficou marcado para o dia 17 de junho, tendo como pauta o debate de temas como a definição do estatuto e demais itens da organização interna.